Responsável Técnico no XML – NF-e/NFC-e

API nfedll e nfcedll

A NT  2018 005 v1.20 trouxe diversas novidades dentre as quais está o Grupo para Informações do Responsável Técnico (tag infRespTec).

Na prática a SEFAZ pretende identificar as empresas desenvolvedoras de programas emissores de NF-e/NFC-e, pelo que deverá em tempo oportuno, lançar obrigatoriedade de um cadastro homologatório.

Nesta NT o grupo de informações sobre o responsável técnico possui a ocorrência 0-1, ou seja, não é obrigatório, porém isto é algo que deverá mudar em NTs futuras.

Em nossas API’s a novidade foi implementa na v7.0.6 para o pacote nfedll e v1.4.2 para o pacote nfce.

Com a atualização, basta o desenvolvedor preencher as da chave nfe\RespTec ou nfce\RespTec, veja abaixo:

 

O Código de Segurança do Responsável Técnico (CSRT) é um dado fornecido pela SEFAZ após o cadastro e credenciamento da software-house na UF de origem.

Dependendo da UF em questão, não será necessário preencher os parâmetros RespTec\CSRT e RespTec\CSRTid e mesmo vazio será gerado a tag InfRespTec.

ATENÇÃO: O CNPJ do Responsável Técnico será gerado automaticamente no momento que o desenvolvedor informar as credenciais da licença do projeto. Caso o desenvolvedor informe um CNPJ diferente do licenciado em RespTec\CNPJ será apresentado a mensagem:

Com estes parâmetros devidamente preenchidos a API gerará o hash corresponde e automaticamente e incluirá no XML, junto com os demais dados e o CNPJ do cadastro da licença. Veja abaixo:

 

 

Obs: para fins de automação, sugerimos ao desenvolvedor que crie os parâmetros da API no momento da instalação do sofware e inclua além da val-ASS/val-MD5, também os parâmetros do RespTec. Para mais informações sobre licença, consulte o post Validação de Licença.

Qualquer dúvida, nos procure em um dos canais de atendimento disponíveis em nosso site.

 

Equipe de Suporte

ASX COMPONENTES